Mas a final o que são pensamentos intrusivos e como podemos driblar eles para ter mais autocontrole e equilíbrio?
Os pensamentos intrusivos ou invasivos são pensamentos involuntários violentos, gerando uma sensação perturbadora pois eles ficam presos na mente. Podem acontecer com frequência e causar uma grande angústia no indivíduo.
As pessoas que os experimentam ficam preocupadas com seu significado tentando entender o que está acontecendo e porque estão de sentindo dessa forma. Assim, em consequência, podem se fixar gerando mais ansiedade e medo, se sentem envergonhadas, e se fecham com a intenção de mantê-los em segredo dos outros.
Ter ideias obsessivas e de caráter negativo é uma das nossas maiores fontes de sofrimento. É uma maneira de intensificar ainda mais o ciclo da ansiedade, de alimentar aquele buraco que nos captura e nos rodeia de imagens, impulsos e raciocínios pouco úteis que apagam por completo nossa sensação de controle.
Agora, quando atravessamos períodos de estresse ou ansiedade, é normal que os pensamentos intrusivos apareçam com mais frequência e que, além disso, demos a eles um valor que não merecem.
Para tratar esse tipo de sofrimento, você pode praticar a conscientização plena para reconhecer e aceitar esses pensamentos sem julgamento, enquanto direciona sua atenção para atividades que lhe tragam tranquilidade. Se persistirem, considere buscar apoio de um profissional de saúde mental.
Busque suporte emocional com um profissional e cuide de você, você é seu bem mais precioso.
Comments